quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Primeiro treinador do seleccionador Paulo Bento é hoje o responsável pelo plantel do Vialonga

13:48


foto
O novo treinador do Grupo Desportivo de Vialonga, concelho de Vila Franca de Xira, é observador técnico do Sporting e foi o primeiro treinador do seleccionador nacional Paulo Bento.A O MIRANTE o técnico Carlos Fonseca garante que há talento em Vialonga. Para isso, basta haver empenho dos jogadores.


O plantel sénior do Grupo Desportivo de Vialonga tem um novo treinador. Carlos Fonseca, de 49 anos, é observador técnico do Sporting Clube de Portugal e foi também o primeiro treinador do seleccionador nacional Paulo Bento, na época 84/85.
Os amigos e colegas de balneário no clube do concelho de Vila Franca de Xira chamam-lhe de forma amigável “Cabé” e numa altura em que o técnico Paulo Bento foi escolhido pela Federação Portuguesa de Futebol para ser o novo seleccionador nacional toda a gente quer ouvir a história do primeiro homem que o treinou.

Dentro de uma mochila Carlos Fonseca guarda um conjunto de jornais e recortes mas é de uma fotografia do plantel do Clube Académico de Alvalade - onde se encontra o jovem Paulo Bento - que o mister tem mais orgulho. “O Paulo sempre foi um rapaz acima dos outros, destacou-se logo pela sua qualidade”, refere a O MIRANTE. O técnico não tem ilusões: os bons jogadores saltam logo à vista. E são esses que conseguem alcançar os objectivos.

“Foi num torneio de futebol de cinco do liceu Rainha D. Leonor, em Lisboa, que o Paulo deu nas vistas. Ele tinha na altura os seus 12 anos. Mais tarde começou a jogar a nível federado no Clube Académico de Alvalade. Através de uma série de torneios de futebol de 11, em que participava o Sporting e outros clubes importantes, o Paulo conseguiu chamar a atenção. Eu vi logo que ele era um líder. Era muito atencioso, educado e muito inteligente. E muito tranquilo também”, diz com um sorriso, garantindo que o jovem Bento nunca levou um raspanete do treinador.

“Era o melhor da equipa”, garante. Carlos Fonseca acabaria por investir nele como capitão de equipa. “Era pequeno mas tinha um pulmão forte. Tinha raça, era agressivo e jogava bem em qualquer lado, em passe longo, curto e tinha um bom posicionamento no campo”, refere. 

Carlos Fonseca nasceu em Lisboa e chegou este ano ao clube de Vialonga por convite. “O ano passado estava no Atlético do Cacém e fizemos aqui um bom jogo em Vialonga. Muitas vezes vinha aqui observar jogadores jovens e através dos conhecimentos com os directores do Vialonga acabei por ficar, depois de me endereçarem um convite”, explica.

Para o técnico existem hoje, no clube de Vialonga, vários jovens com talento para irem mais longe. Basta sorte e muito trabalho. “Temos miúdos aqui com talento e os melhores foram para o Futebol Clube de Alverca este ano. A nível de futebol sénior temos dois ou três jovens que têm muita qualidade e muito futuro. São jovens entre os 20 e os 22 anos e estou convencido que com muito trabalho e empenho vão conseguir atingir os objectivos. Não digo que serão o futuro Paulo Bento, mas acredito que ainda acabam na selecção portuguesa”, conclui.

“Escolha de Paulo Bento foi acertada”
Para técnico a escolha de Paulo Bento para seleccionador nacional foi acertada e só pecou por tardia. “Somos muito amigos, acho que o Paulo é dos homens que mais conhece o futebol português, está ligado a isto há 30 anos. Na altura em que o Peseiro era o treinador do Sporting eu cheguei a dizer-lhe que ele ainda iria substitui-lo. Nessa altura vi-lhe nos olhos o brilho da ambição e percebi que ele não baixa os braços facilmente”, refere. Quanto à tentativa da Federação de trazer José Mourinho para Portugal o técnico diz ter sido um episódio “mal engendrado” e que todo o processo poderia ter sido conduzido de outra forma, “sem ser necessário dar tiros no escuro”.

Fonte: O Mirante.

0 Responses to “Primeiro treinador do seleccionador Paulo Bento é hoje o responsável pelo plantel do Vialonga”

Enviar um comentário