terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Moradores da Póvoa contra variante entre a EN10 e a Quinta da Piedade

18:40



foto
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira está a estudar a possibilidade de construção de uma via rápida que ligará a Estrada Nacional 10 à Quinta da Piedade, na cidade da Póvoa de Santa Iria. Os moradores estão contra o projecto e temem perder qualidade de vida.



Os moradores da Quinta da Piedade, na Póvoa de Santa Iria, concelho de Vila Franca de Xira, estão contra a intenção da câmara municipal de construir uma via rápida que ligará a congestionada Estrada Nacional 10 à Quinta da Piedade. Quem ali vive teme que a artéria, pensada para ter duas faixas, venha a transformar-se numa variante à EN10, provocando aumento do trânsito e consequente diminuição da qualidade de vida dos moradores. 

“Além disso se isto se tornar num caos o valor das casas que comprámos vai cair a pique. Tal como está pensada esta estrada não vai ser um acesso à Quinta da Piedade, vai ser uma variante envenenada à estrada nacional, como hoje acontece em Vila Franca com os condutores que atalham caminho pela rua Miguel Bombarda, por detrás do tribunal”, lamenta Fernando Cunha, morador, a O MIRANTE.

Além da desvalorização das casas e da qualidade de vida os moradores temem também um aumento da poluição sonora e ambiental. “Quando comprámos aqui as casas foi mesmo para estarmos afastados do barulho e poluição. Se quisesse uma via rápida à porta de casa tinha comprado uma vivenda em Vialonga”, lamenta Susana Ribeiro, moradora.

Algumas destas preocupações foram levadas a uma das últimas reuniões públicas da câmara municipal pelos vereadores comunistas, que questionaram o executivo sobre alegadas violações ao Plano Director Municipal (PDM) que a construção da estrada irá causar.

“Chegou a este gabinete informação de munícipes da freguesia da Póvoa de Santa Iria dando conta da intenção da câmara de alterar o PDM visando inserir na zona uma estrada para escoar o tráfego da estrada nacional 10, violando o PDM, no qual está previsto a construção de um caminho pedonal e espaços verdes”, questionou a vereadora Ana Lídia. 

Em resposta enviada a O MIRANTE a câmara municipal esclareceu que a construção da via “ainda está em análise” e, a ser realizada, será por questões de eficiência, fluidez e melhoria de acessibilidades ao local. “A situação não está implicada, pela sua escala e pormenor, nas matérias tratadas pelo Plano Director Municipal, em vigor desde 2009, o qual transporta este nível de detalhe para a figura dos planos de hierarquia inferior e estudos de loteamento. A área da Quinta da Piedade está abrangida por loteamento, sendo nessa sede que o assunto se enquadra e será analisado”, esclarece a câmara municipal, sem contudo confirmar se o local estava, ou não, destinado a espaços verdes e a um caminho pedonal.

“A legislação do Ordenamento do Território prevê a possibilidade de alterações ao PDM e não se lhes pode chamar de “violação” ao PDM”, acrescentou o município. Os moradores já garantiram que vão preparar acções de protesto para 2011 para lutar contra a intenção municipal de construir a estrada.
Fonte: O Mirante.

0 Responses to “Moradores da Póvoa contra variante entre a EN10 e a Quinta da Piedade”

Enviar um comentário