quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Nova esquadra da PSP adiada para 2011

13:44

Instalações prometidas para Setembro estarão prontas em Janeiro, na melhor das hipóteses. Sindicato diz que não há agentes que chegue, câmara garante que só faltam arranjos exteriores

A esquadra da PSP da Póvoa de Santa Iria, cuja abertura esteve prevista para Setembro, só deverá abrir no início de 2011. O Sindicato dos Profissionais de Polícia diz que o adiamento se deve à falta de efectivos na Divisão Policial de Vila Franca de Xira. O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP e a presidente da câmara asseguram que se deve à necessidade de fazer arranjos exteriores ao edifício.

O imóvel, orçado em 958 mil euros, está concluído, mas só deverá abrir em Janeiro. Maria da Luz Rosinha, presidente da Câmara de Vila Franca, disse ao PÚBLICO que "não há falta de efectivos" e que a demora "tem a ver com algumas alterações que foram solicitadas pelo Ministério da Administração Interna [MAI]". Rejeitou a ideia de que haja falta de agentes - "esse assunto está absolutamente acautelado" - e acrescentou que além das modificações pedidas pelo MAI há também o espaço exterior à esquadra "que não está arranjado" e para o qual "a câmara desenvolveu um grande projecto, que ultrapassa o meio milhão de euros".

A autarca sustenta que não é possível concretizar agora todo este arranjo, e não queria "abrir uma coisa que à sua volta possa estar desqualificada", tendo o calendário derrapado também porque "foi necessário algum tempo para acertar o que é possível fazer". "Pedi ao MAI que o equipamento não entrasse em funcionamento sem termos feito estes arranjos", sublinha a líder do executivo municipal. O que falta fazer custará 100 mil euros, e Maria da Luz Rosinha prevê entregar a empreitada por ajuste directo, para as obras arrancarem o mais tardar no final de Outubro.

45 mil habitantes

Os meios humanos para a nova esquadra também suscitam dúvidas, com a oposição local a questionar o facto de estar previsto um "posto de atendimento" para servir os cerca de 45 mil habitantes das freguesias da Póvoa e do Forte da Casa - que têm mais moradores que algumas das maiores freguesia de Lisboa (Olivais, 44.000), e uns três mil moradores menos do que uma das grandes freguesias do Porto (48.000).

O Comando Metropolitano de Lisboa disse ao PÚBLICO que a Esquadra da Póvoa vai funcionar, quando abrir, como base das esquadras de Intervenção e Fiscalização Policial e de Investigação Criminal, actualmente sediadas em Alverca, com cerca de 60 operacionais. "Cumulativamente, a esquadra irá estar disponível aos cidadãos com um posto de atendimento que funcionará durante 24 horas por dia."

Póvoa de Santa Iria é a segunda cidade mais populosa do concelho, com perto de 30 mil habitantes (Lumiar, em Lisboa, tem 34 mil). O projecto de uma nova esquadra começou a ganhar forma depois de, no final de 2007, o MAI ter feito mudanças na orgânica das forças policiais. Cinco das 11 freguesias deste concelho passaram da tutela da GNR para a da PSP. Foram os casos da Póvoa de Santa Iria e da vizinha freguesia do Forte da Casa, que estavam a cargo da GNR, mas cujas instalações não tinham condições, e, por essa razão, o MAI entregou a protecção destas duas freguesias aos meios instalados em Alverca.

Meses depois, a autarquia e o Governo chegaram a acordo para a construção de um novo edifício para a PSP na Póvoa, com a autarquia a assumir a obra, com a promessa de que o Governo pagaria posteriormente.

Fonte: Público.

0 Responses to “Nova esquadra da PSP adiada para 2011”

Enviar um comentário