quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Espaço senior de Vila Franca de Xira vandalizado antes da inauguração

04:46

Tentando camuflar as marcas de vandalismo estava um funcionário a eliminar um graffiti pintado de fresco em plena inauguração do recém-requalificado polidesportivo descoberto da cidade.

Lamentando-se da falhada aposta do mesmo espaço, Maria Rosinha, Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira inaugurou um novo espaço de desporto direccionado à população sénior da freguesia.
Visivelmente preocupada no seu discurso inaugural, Maria Rosinha apelou ao bom senso dos utilizadores para que estes zelem a infra-estrutura, invocando ainda o papel das forças de segurança para que se façam cumprir as regras de boa utilização pela continuidade do espaço.

Assinalando o Dia Internacional do Idoso a autarquia investiu 34 mil euros na requalificação de um antigo campo de futebol transformando-o num Parque Desportivo Sénior, localizado nas traseiras da estação dos Correios, na Rua Padre Américo em Forte da Casa. 

Em declarações a O MIRANTE Paula Madeiras, Directora dos lares da Instituição de Apoio à Comunidade, reconhece a importância do espaço para o instituto. “Os idosos podem praticar desporto, alcançando desta forma uma melhor saúde e qualidade de vida, ocupando os seus tempos livres e obtendo objectivos de vida”, explicou a assistente social. 

Maria Rosinha demonstra a importância da requalificação do parque para terminar com os actos de vandalismo que os moradores se queixavam, bem como para a uma utilização diferenciada, adiantando que o espaço está apto a realização de espectáculos culturais e actividades recreativas exemplificando a zona de mesas que permitem o jogo de cartas. 

Graciano Santos confessava-se ansioso pela abertura deste espaço, visto ser adepto de desporto. “Vejo futuro neste lugar e eu estarei cá para fazer os meus exercícios”, continuando, “só é pena que esteja um pouco escondido, se houvesse uma centralização dos espaços era muito melhor, por exemplo junto das piscinas” lamenta o utente de 62 anos.

Também com a mesma idade, António Inácio, presidente da junta, admite utilizar este espaço para praticar desporto e avança que na continuidade de apoio aos mais velhos arrancará, este mês, as obras de construção de um centro de cuidados continuados na sua freguesia, sendo um projecto pioneiro no concelho. 

Fonte: O Mirante.

0 Responses to “Espaço senior de Vila Franca de Xira vandalizado antes da inauguração”

Enviar um comentário