quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Silo automóvel da Póvoa de Santa Iria fica concluído no final do ano

16:43

O silo de automóveis que está a ser construído desde 2006 no cimo da Avenida Ernest Solvay, na Póvoa de Santa Iria, deverá ficar concluído até ao final do ano. A previsão é do vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita. A mesma garantia é dada pelo encarregado da obra, Artur Vilela, que assegura que só faltam os arranjos exteriores, os portões das boxes e o sistema de electricidade.

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira ainda não sabe o preço que será aplicado no parque de estacionamento, mas tem conhecimento de que o promotor da obra, a empresa Quinta da Piedade - Imóveis e Construção, pretende dar prioridade de compra aos moradores dos prédios contíguos. O silo terá capacidade para 300 lugares de estacionamento subterrâneos.

O promotor também se comprometeu a construir uma praça pública com um quiosque, ciclovia, zona de lazer e 70 lugares de estacionamento à superfície, ficando responsável pela sua manutenção.

A obra, que se tem arrastado no tempo por causa das “dificuldades financeiras do promotor”, como explica o presidente da Junta de Freguesia da Póvoa de Santa Iria, Jorge Ribeiro, nunca foi pacífica. Inês Zorro, 50 anos, gestora de um ginásio contíguo à construção, mostra as rachas que a obra provocou nas paredes do espaço. Dentro de sua casa, num dos prédios das imediações, chegou a acordar com os quadros a abanar nas paredes do quarto.

O promotor prometeu reparar os danos causados aos moradores, depois de a Câmara Municipal de Vila Franca ter feito uma vistoria aos apartamentos e arrecadações afectados. Jorge Ribeiro confirma que ficou o compromisso que tudo iria ser reparado, após a conclusão da obra. “A Câmara Municipal intervirá nos casos em que lhe seja solicitada uma vistoria técnica”, acrescenta Alberto Mesquita. Mas Inês Zorro garante que até agora nunca chegou a ser contactada para receber qualquer recompensa pelos danos causados.

A empresa já cumpriu uma das contrapartidas previstas no acordo ao construir a Escola Básica 1 do Casal da Serra, no valor de 1,6 milhões de euros. Falta agora concluir os arranjos exteriores da nova praça a construir no topo do silo automóvel, com um custo estimado de 300 mil euros. “Não existem obras que não provoquem incómodos. O resultado final vai agradar aos moradores porque vai nascer uma praça interessante num espaço que antes era um buraco negro”, conclui Jorge Ribeiro. Fonte: O Mirante.

0 Responses to “Silo automóvel da Póvoa de Santa Iria fica concluído no final do ano”

Enviar um comentário